Ilhas Oceânicas

Expedição do projeto científico PlancZEu

O Brasil possui cinco ilhas verdadeiramente oceânicas, localizadas entre 250 a 1.100km de distância da costa, que são: Atol das Rocas, Arquipélago de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Arquipélago de Martim Vaz e Ilha da Trindade.

A expedição aos Arquipélagos oceânicos de São Pedro e São Paulo, Martim Vaz e Ilha da Trindade, no âmbito do projeto científico PlancZEu, será a primeira de várias que vamos realizar. As ilhas oceânicas brasileiras são importantes não apenas do ponto de vista biológico, mas também estratégico, uma vez que a ocupação permanente dessas ilhas e a realização de pesquisas científicas nesses ambientes permitem uma ampliação significativa da Zona Econômica Exclusiva Brasileira (ZEE).

Mas o que é a ZEE?

É uma faixa marinha situada para além das águas territoriais (faixa de mar que se estende até 12 milhas náuticas – 22 km), sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental. Estabelecida pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), também conhecida como Convenção de Montego Bay, a Zona Econômica Exclusiva se estende por até 200 milhas náuticas, o equivalente à 370km.