Primeiro veleiro de expedições científicas do Brasil participa de projeto internacional

Primeiro veleiro de expedições científicas do Brasil participa de projeto internacional

Foto: Divulgação ECO

O Veleiro ECO da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chega ao Rio de Janeiro em 04 de novembro onde participa do AtlantECO, projeto internacional financiado pelo Programa H2020 da União Europeia.

Desenvolvido em parceria com 36 instituições de 13 países da Europa, Brasil e África do Sul, o AtlantECO tem por finalidade a pesquisa sobre o microbioma do Atlântico, os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano.

“Os resultados das pesquisas ajudarão a prever a migração de espécies, a capacidade do oceano de capturar e armazenar dióxido de carbono (CO2) atmosférico, transporte e riscos de poluentes, como plásticos e nutrientes, e o equilíbrio entre a saúde do ecossistema e as atividades humanas”, destaca a coordenadora do Projeto AtlantECO na UFSC, Andrea Santarosa Freire.

Além do mar, o projeto prevê eventos em terra voltados para promover a conscientização ambiental. Essas ações, chamadas de Port Calls, estão previstas em várias cidades da costa brasileira, europeia e africana. Incluindo o Rio de Janeiro que recebe a programação de 04 a 11 de novembro, no Museu do Amanhã e na Marina da Glória.

Além do Veleiro ECO, o navio laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan, também estará atracado no Rio de Janeiro. Este será o primeiro encontro das duas embarcações. O projeto francês serviu de referência para a criação do ECO, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do país, construído por uma universidade brasileira, a UFSC.

No Rio, o Veleiro ECO estará aberto para visitação, e em parceria com o Tara, a tripulação e a equipe de pesquisadores irão realizar eventos como conferências e oficinas.

Depois do Rio, as embarcações partem juntas para Santa Catarina. No Brasil, a escala de fechamento da programação do AtlantECO ocorre em Itajaí, na Marina Itajaí, onde os barcos estarão de 15 a 19 de novembro.

Pesquisa sobre a poluição

Durante a expedição, a poluição dos oceanos por microplásticos é o principal foco de pesquisa do Veleiro ECO. Por meio de equipamento desenvolvido em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), será feita a coleta contínua de amostras, principalmente nas regiões mais afetadas, como as urbanas, para analisar o nível da poluição.

Outro equipamento, projetado pela equipe do ECO, vai medir as propriedades físicas e químicas da água. Todos os protocolos de amostragem realizados a bordo serão compartilhados com as outras embarcações do projeto que tem ainda uma forte vertente de extensão e popularização da ciência.

“Por meio dos eventos de divulgação, previstos para diversas cidades da costa brasileira, temos o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a importância de um modo de vida sustentável para preservar a saúde dos oceanos e de todos os seres vivos que dependem dele, incluindo os seres humanos”, ressalta o coordenador do Veleiro ECO, professor Orestes Alarcon.

Após os eventos do AtlantECO, a equipe dará continuidade à pesquisa científica com ênfase nos principais rios brasileiros e sua influência no Atlântico.

Notícia: Redação do Noticiário do Rio (https://noticiariodorio.com.br/primeiro-veleiro-de-expedicoes-cientificas-do-brasil-participa-de-projeto-internacional/).