Telefilme

O telefilme de documentário “Veleiro ECO” discute o papel fundamental dos oceanos nas mudanças climáticas, o cenário atual das pesquisas oceanográficas no Brasil e no mundo e o protagonismo catarinense com a construção do Veleiro ECO pela UFSC – uma plataforma flutuante de pesquisas que realiza sua primeira expedição no Atlântico Sul, envolvendo cientistas e convidados para fazer o monitoramento da biodiversidade marinha catarinense.
Em 52 minutos de documentário o Veleiro ECO singra pela primeira vez a costa catarinense, com a missão de apresentar esse importante avanço para a pesquisa oceanográfica brasileira: a construção de um veleiro de 60 pés e sua infraestrutura a bordo para as equipes em expedições; os desafios e os recursos tecnológicos embarcados como laboratórios, sondas, submarinos robôs e equipamentos digitais de última geração; e recursos humanos como mergulhadores, técnicos e cientistas.
A importância da preservação dos oceanos para conter as mudanças climáticas  e o cenário da pesquisa oceanográfica no Brasil e no mundo completarão os temas abordados no telefilme que será exibido pela RIC TV, a emissora que é líder na produção de conteúdo regional no Brasil, criando uma sinergia entre a produção de TV regional e a produção catarinense independente.
O Veleiro ECO apresentará aos telespectadores o monitoramento da biodiversidade marinha catarinense por métodos diretos de coleta, análise de amostras, mergulhos autônomos e conversas com cientistas. Esses estudos trazidos ao público indicam a tendência de evolução da flora e fauna diante de ações antrópicas, como poluição, e fatores naturais, como  a elevação da temperatura do mar.
Para realizar essa incrível jornada, serão utilizadas tecnologias submarinas presentes no Veleiro ECO, conhecidas como ROV, equipamentos robotizados, comandados remotamente ou autonomamente (ROV – Remotely Operated Underwater Vehicle e AUV – Autonomous Underwater Vehicles), tudo isso com o olhar atento do público, através das câmeras.
Com belíssimas imagens aéreas e subaquáticas, time-lapses que contam a trajetória da construção e o impacto para as pesquisas oceanográficas  que o veleiro representa, o telefilme revelará esta importante expedição oceanográfica na costa catarinense com muita ação, aventura e natureza.

Carolina Borges de Andrade
Produtora Executiva
 
Arrebol Produções
+55 48 3234 9536
+55 48 8403 7840 (whats app)