VELEJANDO NA CIÊNCIA

O projeto Velejando na Ciência é um Projeto de Extensão registrado na UFSC (SIGPEX nº 201711256) integrado às atividades do Veleiro ECO. O grande carisma do Veleiro ECO e a sua mensagem de sustentabilidade e inovação tem atraído muitas pessoas e instituições. O veleiro é atualmente uma importante ferramenta para a divulgação de ciência e conscientização ambiental. As ações baseiam-se em transmissão de conhecimentos essenciais que estimulam o envolvimento da sociedade com os temas do mar.

Velejando na Ciência objetiva promover a conscientização ambiental, a cultura marítima e a divulgação da ciência. Pretendemos também desenvolver a consciência sobre a forte interligação entre os oceanos e a humanidade. Divulgar e popularizar a ciência são ferramentas fundamentais para despertar o interesse científico, a curiosidade e o raciocínio lógico, visando o desenvolvimento da sociedade. Por outro lado, a sociedade abastece o mundo acadêmico de perguntas e saberes que estimulam os cientistas. Diante da dependência do planeta à saúde dos oceanos, o desenvolvimento da mentalidade marítima e do amor ao mar são fundamentais para a nossa sobrevivência.

O projeto conta com a participação de alunos de graduação que se envolvem no estudo dos fundamentos da cultura dos oceanos (“Ocean Literacy”) e outras iniciativas internacionais de educação sobre os mares e oceanos. Os alunos preparam o material e atendem o público nos eventos associados ao Veleiro ECO e abastecem as redes sociais com informações atuais. As ações de extensão contam com rotineiramente com voluntários dos cursos de Oceanografia, Ciências Biológicas e Engenharias. As ações são divulgadas em ambientes virtuais do Veleiro ECO e estão abertas também a participantes externos a UFSC.

Espera-se que as visitas ao Veleiro ECO e aos eventos associados às expedições científicas e divulgação da ciência promovam experiências únicas e transformadoras a realidade de cada visitante. As atividades educativas aumentarão a informação das pessoas sobre a beleza e riqueza da vida marinha e a importância dos oceanos para o bem estar dos seres humanos. Espera-se que o enriquecimento cultural estimule o empoderamento ambiental sobre temas envolvendo os mares e oceanos. Espera-se que a divulgação do material educativo nos ambientes virtuais alcance os mais diversos públicos, multiplicando o conhecimento e estimulando a participação em causas ambientais.

Os Princípios Essenciais são ideias-chave que a sociedade deve conhecer sobre o Oceano. Cada Princípio Essencial é por sua vez suportado por diversos Conceitos Fundamentais. Por meio dos Princípios Essenciais e Conceitos Fundamentais é possível envolver a sociedade nos temas do Mar:

Princípio 1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso.

Princípio 2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.

Princípio 3. O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Princípio 4. O Oceano permite que a Terra seja habitável.

Princípio 5. O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

Princípio 6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Princípio 7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano.