Veleiro ECO participa da regata da Volvo Ocean Race

O Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições oceanográficas do Brasil, vai ser uma das atrações da Vila de Regata da Volvo Ocean Race, que ocorre em Itajaí de 05 de 22 de abril. A partir de 15 de abril, das 15h às 18h, o Veleiro estará aberto para visitação. No local, parte da equipe do ECO vai apresentar a embarcação aos visitantes, construída para possibilitar a pesquisa embarcada e os primeiros resultados ainda em alto mar.

Os interessados em conhecer mais o Veleiro ECO podem procurar a equipe do Veleiro durante todo o evento da Volvo em um estande que ficará no 1º mezanino do Centreventos, em Itajaí. De 09 a 20 de abril, o estande receberá por dia a visitação de aproximadamente 400 alunos da rede pública e privada, além de moradores e turistas. 

 No estande os visitantes vão receber informações sobre o Veleiro ECO, conhecer alguns equipamentos de pesquisa utilizados em trabalhos de campo, visualizar por meio de microscópios diminutos animais marinhos e interagir com uma exposição que visa a conscientização ambiental com foco na problemática da poluição marinha.

O despejo de poluentes também é o foco do Seminário Técnico Científico “O Futuro dos Oceanos – Combate ao Lixo no Mar”, que ocorre em 18 de abril, organizado pela FAMAI, ONU Meio Ambiente, MMA – Ministério do Meio Ambiente e integrantes da Volvo Ocean Race, Projeto Mares Limpos (Clean Seas), em parceria com a equipe do Veleiro ECO. O encontro é aberto ao público por meio de inscrição prévia pelo email eventos.famai@itajai.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3348-8031.

O evento contará com nomes como o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o professor doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte, o Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

 No seminário será assinado um protocolo de intenções do Município com a campanha global “Clean Seas” (Mares limpos). A proposta realizada pela ONU Meio Ambiente alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. Temas que também norteiam as ações do Veleiro ECO.

  Veleiro Eco. Foto: Ju Clementi.

 O Veleiro

O Veleiro foi concebido pela Universidade Federal de Santa Catarina para o desenvolvimento de expedições científicas e pesquisas nas áreas de engenharia oceânica, meio ambiente marinho, oceanografia, biologia marinha, mudanças climáticas, entre outros. Este é o primeiro evento oficial que o Veleiro vai participar desde que sua construção foi finalizada em setembro de 2017.

Assim que sair para as primeiras expedições, o Veleiro vai cruzar a costa brasileira com um time composto por pesquisadores, professores, estudantes, velejadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento no intuito de aprofundar as pesquisas e os conhecimentos sobre o oceano e ecossistemas brasileiros.

Texto: Cláudia Xavier – Assessora de Comunicação

Contato: clauxsc@gmail.com | (48) 98466 7939.