Veleiro ECO da UFSC participará de novas expedições do Projeto AtlantECO

Foto: Equipe Veleiro ECO

Publicado em 15/02/2022 em noticias.ufsc.br

Como parte do Projeto AtlantECO, o Veleiro ECO da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai navegar muito em breve por boa parte da costa brasileira com paradas em diferentes cidades para os Port Calls e pesquisas científicas ao longo do percurso. Os Port Calls do Projeto AtlantECO são eventos de extensão acadêmica que ocorrem em terra e visam promover a Cultura Oceânica e a conscientização ambiental. Estão previstos para ocorrerem em diferentes cidades da costa brasileira, africana e europeia, com a participação de três veleiros de pesquisa oceanográfica: o ECO da UFSC, o Veleiro Tara da Fundação Francesa Tara Ocean e o Eugen Seibold do Max Planck Institute for Chemistry, da Alemanha. Além das ações de extensão, os veleiros e outras três embarcações envolvidas no projeto irão também coletar amostras para pesquisa científica, com ênfase no Microbioma do Atlântico, poluição plástica e conectividade oceânica.

A expectativa é grande para este ano, mas a participação do Veleiro ECO neste projeto internacional (Programa H2020, Chamada Blue Growth), teve início no final do ano passado. Sob a coordenação da professora Andrea Santarosa Freire (CCB/ECZ) e em parceria com o coordenador do Projeto Veleiro ECO, professor Orestes Alarcon (CTC/EMC), o ECO esteve no Rio de Janeiro e em Itajaí, onde foi uma das atrações principais dos Port Calls.

No dia 31 de outubro o Veleiro ECO partiu rumo ao Rio de Janeiro com uma equipe de nove pessoas entre tripulantes, professores e alunos de pós-graduação da UFSC e equipe de comunicação. O Veleiro ECO permaneceu no Rio de Janeiro, de 7 a 11 de novembro, onde encontrou pela primeira vez o Veleiro Tara, embarcação que inspirou a criação e consolidação do ECO. “Foi um grande desafio a primeira expedição de longo percurso do Veleiro ECO, considerando que se trata da realização de testes importantes de navegabilidade, desempenho e segurança, além de comportamento e vivência a bordo, somando-se ao treinamento de práticas de protocolos de amostragem. Com tais experiências, o Veleiro ECO vai se aperfeiçoando com o objetivo de realizar uma experiência inédita na UFSC”, ressalta Orestes Alarcon.

Atracado na Marina da Glória, o Veleiro ECO ficou aberto para visitação pública e para recepção de grupos escolares. Aproximadamente 400 crianças de escolas da região, além de cerca de 200 pessoas do público em geral puderam conhecer o Veleiro ECO e as exposições de microbioma e microplásticos do projeto AtlantECO e da Fundação Tara Ocean. A programação contou ainda com duas conferências voltadas para a sustentabilidade dos oceanos, uma no Museu do Amanhã e outra na BiblioMaison, no Consulado Geral da França no Rio. Nesta, a Professora Andrea Freire falou sobre a relevância do Projeto AtlantECO e da importante contribuição do Veleiro ECO e das instituições brasileiras na Década do Oceano.

Ainda no Rio de Janeiro a doutoranda Érica Becker, da PPG Ecologia da UFSC e o doutorando Pedro Junger, da PPGERN da UFSCar, duas das cinco instituições brasileiras que participam do projeto, desembarcaram após uma expedição científica de 20 dias a bordo do Tara na Cadeia de Montanhas Submarinas Vitória-Trindade (CMSVT). A capacitação de pesquisadores brasileiros faz parte também dos objetivos do AtlantECO.

————

Leia a notícia completa em: noticias.ufsc.br